segunda-feira, 20 de abril de 2015

Atos de Gentileza Aleatória: Dia 3

Hoje o dia foi interessante...e gratificante, como sempre. Elaborei uma lista de 7 ações de gentileza aleatória, mas só consegui concluir 4. Mas, como diz o ditado, nenhum ato de gentileza é um ato perdido. E eu fiz três, hoje, ou seja, deu para ajudar, pelo menos, 4 pessoas.

Vamos a eles:

1) Ligue para uma central de telemarketing e elogie a pessoa que atender, e deseje a ela e a toda equipe um ótimo dia.

  • O dia-a-dia destes lugares é extremamente estressante, trabalhando em lugares cheios de gente, barulhentos, sentados o dia inteiro, realizando centenas de ligações por dia, sendo mal-atendidos (porque, cá entre nós, ninguém tem muita paciência com estes profissionais). E o pior: o salário, que, na imensa maioria dos casos, é de dar risada. Por que não dar um pouco de alegria, se possível, para estes profissionais? Não precisa nem ligar para elogiar, mas que tal tratar o próximo atendente que te ligar com gentileza e respeito? Acho que já é um bom começo!  

  • Escolhi a central de atendimento da Samsung, com quem já tinha tido um arranca-rabo há uns meses. Me atendeu uma moça chamada Jacqueline, a quem eu desejei um ótimo dia, um ótimo feriado, e ainda falei que o serviço que eles estavam prestando era muito importante e que tinha gente que gostava muito do atendimento. Eu desliguei me sentindo bem, ainda que a Jacqueline tenha me respondido sem muito ânimo - talvez ela achou que fosse ironia minha...
2) Ligue para seus parentes idosos (e não fuja da conversa se eles puxarem papo)

  • Os idosos, nosso avôs e avós, tios-avôs, tias-avós, bisavôs, bisavós etc., passam, em geral, boa parte de seu tempo sozinhos, e - talvez por isso- adorem conversar com seus entes queridos. É um ato de bondade (não só de gentileza) dar a eles 30 minutos de nossa atenção (que seja), eles que, com certeza, já deram muito mais do que isso quando éramos menores.

  •  Eu liguei para minha única avó viva, e, como é de praxe com avós brasileiras, acabei sendo convidado para um almoço! 
3) Ajude a combater a fome mundial. 


  • Através de um site incrível de uma ONG internacional de combate à fome, com apenas um clique em seu mouse você ajuda a doar alimentos para regiões que sofrem com a fome desenfreada. Vá até http://www.thehungersite.com e clique!




4) Presenteie um casal (aleatório) em seu casamento.

  • Existem dezenas de sites de compra que organizam listas de casamentos online. E, geralmente, elas incluem itens que variam de R$ 10 a R$ 1000 (ou mais). Você pode ajudar (quase que) anonimamente um casal qualquer a montar sua vida após o casamento - um período não muito fácil, diga-se de passagem...
  • Eu escolhi um casal de Nova Friburgo, de maneira totalmente aleatória (acho que eu procurei pelo nome 'Jesus', rs), e comprei um conjunto de vasilhas para eles na americanas.com, de R$ 18. Com frete, ficou um pouco mais caro. Mas a felicidade que me deu, e as risadas que pude dar da 'loucura (boa)' que havia cometido valeram bem mais do que isso. E eu espero do fundo do coração  que o presente seja útil - haviam coisas baratas mais inúteis, como um porta-guardanapo ou uma toalhinha de lavabo. Antônio e Rosilene, aproveitem!! (seja lá quem vocês forem! ;-)



Nenhum comentário:

Postar um comentário